segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Desconfie do seu médico!

Há 10 anos aproximadamente procurei um Pronto Socorro por causa de uma suspeita de fratura num dedo do pé.
Para minha surpresa a primeira providência após preencher o formulário para ser atendido foi que me colocaram na Sala de Espera no soro com glicose. Sempre me perguntei o porquê. Sempre suspeitei.
Vieram mais recentemente as máfias das próteses.
Agora a Folha de SP deixou claro na matéria "Hospitais Premiam Médicos Que Indicam Mais Exames".
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/02/1861919-hospitais-premiam-medicos-que-indicam-mais-exames.shtml

Segue o texto na íntegra:
CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO
Hospitais privados do país adotam programas de benefícios que, entre outros critérios, premiam médicos pelo volume de exames, cirurgias e internações que realizam.
Quanto mais procedimentos, mais pontos ganham na avaliação –que inclui itens como fidelização, adesão aos protocolos clínicos e atuação em ensino e pesquisa.
O médico que soma mais pontos consegue mais reputação dentro do hospital e privilégios como presentes, descontos em exames para ele e seus familiares e prioridade no uso do centro cirúrgico.
Na condição de anonimato e de não identificar a instituição em que atuam, a Folha conversou com 12 médicos de hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Todos confirmam a existência de programas de benefícios em que o volume de procedimentos é considerado na premiação.
"O médico do pronto-atendimento que interna mais ganha mais pontos", conta um médico do Rio de Janeiro. "Tem um médico que segura paciente internado sem necessidade só para gerar mais diária hospitalar", relata um outro de São Paulo.
"Eu já ouvi pressões do tipo: 'a ressonância precisa ser otimizada'", afirma um médico de Porto Alegre (RS). "Aqui se pede exame de urina até para unha encravada", diz outro de Salvador (BA).
A prática tem sido questionada por especialistas em ética e em gestão porque pode resultar em procedimentos desnecessários, que expõem pacientes a riscos, e no aumento do custo da saúde-a conta vai para os planos, e quem paga são os usuários.
"Não se pode atrelar a participação médica a nenhuma volumetria. Seria como remunerar bombeiro que apaga mais incêndios. Logo começariam a queimar casas para ganhar mais", diz Francisco Balestrin, presidente da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados).
Ele afirma que a prática não é "corrente" entre as instituições e que há vários programas pautados pela ética. Em março, a Anahp fará em um evento com dirigentes para discutir um "mapa de riscos", e os programas de benefícios entrarão na discussão.
Para o médico Yussif Ali Mere Jr., presidente da Federação e do Sindicato de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, "a era de o médico fazer tudo o que quer e ser valorizado pelo hospital [por gerar mais lucro] tem que acabar". "O custo é insustentável."
Pedro Ramos, diretor da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), diz que a entidade tinha informações sobre esses incentivos por volume, mas nunca conseguiu provar que eles existiam. Agora, deve pedir uma investigação sobre isso. "É inaceitável", afirmou.
Para ele, a raiz do problema está no modelo de remuneração. Os hospitais ganham dos planos pela quantidade de serviços que prestam ("fee for service"), não pela qualidade da assistência que prestam ao paciente.
"Os hospitais estão cada vez mais ricos, e os planos cada vez mais pobres. É dramática a situação." Em razão da crise econômica, os planos perderam mais de 2 milhões de usuários em dois anos.
Ali Mere Jr. também acredita que é preciso mudar o modelo de remuneração, mas discorda de Ramos. "Os hospitais estão mais caros, mas não mais ricos."
EXCESSO NO USO
Gláucio Libório, presidente do Instituto Ética Saúde, critica programas que incentivam volume de procedimentos e diz que eles abrem brechas para crimes como os vistos na "máfia das próteses".
A prática é investigada há dois anos pela Polícia Federal e ao menos 40 pessoas já foram indiciadas. Além de compras superfaturadas, que lesaram o SUS e os planos, em alguns casos cirurgias foram indicadas sem necessidade.
"Sou totalmente contra programas que envolvam volume. Médicos não podem receber nenhum benefício atrelado a quantidade de procedimentos de nenhum tipo."
O cardiologista Luís Cláudio Correia, representante da Choosing Wisely no Brasil (campanha contra o excesso de exames e o sobrediagnóstico), não acredita que os programas tenham papel crucial em indicações excessivas ou desnecessárias de exames.
"A questão é mais cognitiva do que de premiação, de incentivo. Imagino que na ausência de qualquer conflito de interesse, o 'overuse' continuaria prevalente."
Para o intensivista Guilherme Barcellos, membro honorário da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar e coordenador da Choosing Wisely Brasil, não é frequente nesses programas uma remuneração direta a médicos por indicações de procedimentos.
"Entram num combo que garante privilégios. Mais receita para o hospital e o médico vira 5 estrelas, ganha estacionamento grátis, lavagem do carro e coisas do tipo."
EINSTEIN 'EXPORTA' PROGRAMA
Considerado modelo no setor, o programa de benefícios do hospital Albert Einstein está sendo replicado em outras oito instituições do país.
Segundo o presidente do hospital, Sidney Klajner, o programa de segmentação médica é usado como forma de fidelizar profissionais autônomos à instituição. São 70 indicadores que geram pontuações que classificam médicos como "premium, advance, evolution e special".
Os indicadores são baseados em qualidade (adesão a protocolos, interação com a equipe), fidelização (número de pacientes trazidos para o hospital), filantropia (atividades voluntárias nos programa filantrópicos) e participação em ensino e pesquisa.
Klajner diz que o hospital valoriza mais a fidelidade do médico ao Einstein do que o volume de procedimentos.
"Médicos que têm cadastramento e internam pacientes em vários hospitais têm pontuação menor do que aquele que estão exclusivamente no Einstein."
Segundo ele, em relação a exames, para cada especialidade existe uma meta mediana esperada. "A partir dessa mediana não é contado mais nada. Estamos mais interessados que o médico peça o exame no Einstein e não no Fleury do que no volume."
O Einstein vetou recentemente uma prática que poderia gerar conflito de interesse: postos de coleta de exames mantidos por laboratórios em consultórios médicos.
"Por mais que cause perda de receita, isso poderia gerar incentivo para exames complementares desnecessários."
Também proíbe que seus médicos recebam comissões por tipo de quimioterapia que indicam. "Perdemos profissionais por isso."
O Hospital Sírio-Libanês diz que não remunera os médicos por quantidade de exames e que "repugna essa prática". Também não há remuneração por quimioterapia indicada, segundo o CEO, Paulo Chapchap. "Os médicos são remunerados pelo cuidado com o paciente."
O Hospital Oswaldo Cruz disse que o porta-voz indicado a falar sobre o assunto estava viajando.
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, informou que seu programa médico passa por reestruturação e que só se manifestará após a conclusão do processo.
A Rede D'Or, que tem 31 unidades no país, disse que "não tinha interesse em participar da reportagem".
 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Temeridade - É Facção Criminosa?

José Yunes, amigo do presidente EX-Interino Temer, afirma que recebeu pacotes (susoeita-se de dinheiro) para Eliseu Padilha.

Eliseu Padilha também é amigo do presidente EX-Interino Temer, que nega o fato.
Tem amigo, amigo do amigo.

Opa! Isso não é nome de Facção Criminosa?

Temeridade - ABAFA MAIS QUE ESCANCARADO

Não é Suruba Jucalista Seletiva.
É pior!
O novo ministro da Justiça Osmar Serraglio já defendeu a anistia do EX-deputado federal Eduardo Cunha, pois, segundo o ministro, Cunha teria prestado um grande serviço no Impeachment da EX-presidentA Dilma.
http://m.folha.uol.com.br/colunas/bernardomellofranco/2017/02/1861577-o-novo-senhor-justica.shtml?mobile

Mas pior ainda é que com isso o presidente EX-Interino Temer escancara o ABAFA contra a Lava-Jato.
Ou um ministro da Justiça que defende a anistia de um réu da Lava-Jato indica o contrário?

Não há mais pudor!
Não há mais dissimulação!

Alckminsta - FIESP na Várzea?

A FIESP atuou na secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP para alterar o zoneamento da área de proteção ambiental, no caso, a Várzea do Tietê.

http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente-se/tecnico-revela-pressao-para-mudar-zoneamento-do-tiete-queriam-que-alterasse-sem-demonstrar/

Ótimo, pois é para instalações de indústrias?
Nem tanto.
Há indícios que as alterações eram para passar desapercebidas!
Isso significa a degradação de uma área ambiental em desrespeito à sociedade.
Na VÁRZEA? Em área que sofre enchente?
A FIESP quer instalação de indústrias na várzea? Ou vão encher de rejeito industrial? Lixo tóxico? Depois vão destinar o terreno para moradia popular?

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

As Aventuras da Conta Inativa - Final

Achar a conta inativa.
Regularizar informações.
Não acreditar no saldo informado pela internet.
Não se desesperar, nem acreditar  no funcionário da CEF que logo vai dizendo que não tem conta.
Tudo com um pouco de trabalho e um pouco de paciência.
Nenhuma tortura!

Tortura é regularizar sua conta na Caixa que vai receber o dinheiro do FGTS.
Se quiser operar a conta pelo internet banking chega a ser surreal!
Pense em algo absurdo. Vai muito além disso!

Quem foi foi!

Quem foi foi!
Quem não foi não vai mais!

Isso se refere a Lava-Jato e a decisão do STF sobre as citações envolvendo o EX-presidente José Sarney, que na prática lhe concedeu Foro Privilegiado mesmo sem ter.

Conclui-se que a cúpula do PMDB está tranquila, e que os tucanos de alta linhagem estão salvos.

E o voto vencido do ministro Edson Fachin?
Talvez só para constar, só para manter as aparências.
Afinal, cadê a quebra do sigilo da Delação da Odebrecht?

A impressão que dá é que a Lava-Jato não acabou, mas não vai avançar de forma significativa. Talvez um empresário, um político menos influente, e só.

Blindagem Escancarada

O STF decidiu que as citações do EX-presidente Sarney, por envolver pessoas com Foro Privilegiado, não poderão ser seguir com o juiz Sérgio Moro!
https://www.google.com.br/amp/g1.globo.com/google/amp/g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/stf-proibe-sergio-moro-de-analisar-citacoes-de-sergio-machado-a-sarney-na-lava-jato.ghtml

Nada de desmembramento?
Foro Privilegiado para quem não tem?
Blindagem escancarada no STF?

Para democracia é igual a nazismo

Em seu discurso na tribuna o senador Romero Jucá se comparou aos judeus perseguidos pelos nazistas.
No caso os nazistas, segundo o nobre senador Jucá, é a imprensa que fica policiando.
Inclua-se como nazistas, ainda segundo o nobre senador Jucá, é a população que fica vigiando a votação dos Projetos de Lei.

Só tem um problema nobre senador Jucá.
Os judeus foram vítimas de quem estava no Poder.
O povo brasileiro é vítima da sua presença no Senado.
O povo brasileiro é vítima da corrupção da qual o nome senador Jucá é suspeito de envolvimento.

Para o nobre senador Jucá, Imprensa livre e exercício da cidadania é nazismo!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Temeridade - Não duvido de nada

Já tivemos a decisão do ministro Lewandowski no Impeachment, que ajudou a manter os direitos políticos dá EX-presidentA Dilma.
Já tivemos o voto do ministro decano Celso de Mello, que ajudou a manter o senador Renan Canalheiros na presidência do Senado, sem exercício pleno dá função para não entrar na linha sucessória da presidência da República.
Agora o ministro Fux tem nas mãos um pedido de Liminar do Estado do RJ pedindo para ter garantido um Direito que ainda não existe, pois o Projeto de Lei sequer foi votado no Congresso.
Pior, o Estado do RJ quer ver assegurado o direito de se endividar mesmo contra a Lei vigente.

Dá para cravar que não vai obter êxito?

Quem é o chefe?

O Jornal da Band resolveu mandar ao ar uma matéria sobre uma estação de esqui na Europa.
Bem na época em que o verão castiga os brasileiros com temperaturas passando fácil do 30 graus.
Talvez seja para só como informação para alternativa de turismo.
Mas sem levar em conta a crise econômica no Brasil, pois deve ser uma das estações de esqui mais cara do mundo.

Sem noção?
Falta de timing?
Matéria patrocinada?
Ou todas as alternativas?

O Contador - opinião

Dá para imaginar que se trata de um filme de ação com um título desse?
E o título não é pegadinha. Filme de ação baseado num profissional de ciência contábeis.
E ainda filme de ação com Ben Aflleck, que tem problemas na carreira com filmes de ação.
Difícil acreditar que, mesmo tudo conspirando contra, resultou num bom filme.
Vale conferir um filme de ação não muito convencional, e com a história bem contada.

E ainda pode ter "O Contador 2", mas já é forçar muito!

sábado, 18 de fevereiro de 2017

As Aventuras da Conta Inativa II

Dica importante antes de encarar uma agência da Caixa Econômica Federal. Baixe o App FGTS - Caixa.
Você poderá conferir os dados cadastrais das contas do FGTS.
No meu caso constatei que uma conta inativa não está inativa, pois não possui a data da rescisão.
Portanto, INFELIZMENTE Seri obrigado a encarar uma agência da Caixa.

MAS CUIDADO com os aplicativos falsos!
O aplicativo oficial tem a logomarca da Caixa.

Mais de 1 MILHÃO de problemas

A imprensa informa que mais de 1 MILHÃO de pessoas procuraram a Caixa Econômica Federal buscando informações sobre o saque do FGTS das Contas Inativas.

Ou mais de 1 MILHÃO de pessoas procuraram a Caixa por problemas cadastrais nas contas do FGTS?

As aventuras da Conta Inativa

Sábado, nem todas agências da Caixa Econômica Federal estão abertas para dar informações sobre o saque das Contas Inativas.

Primeiro problema. Ainda tem gente na fila que não sabe sobre o calendário, e vai tentando sacar.

Segundo problema. Você tentou consultar seu FGTS pela Internet ou pelo aplicativo sem sucesso? Sua conta recém consultada desapareceu? Apareceram mensagens como "saldo muito baixo", ou "dados não conferem", mesmo você já tendo consultado, e acha que vai conseguir na agência?
Esqueça! A sobrecarga no sistema vale para todos.

Terceiro problema. Você pegou a Senha de Atendimento, demorou menos de 5 minutos para a funcionária dizer que o sistema está sobrecarregado, portanto, só resta pedir o Extrato Analítica, mas que será retirado só na próxima semana, com mais Senha e mais Espera.

Quarto problema. A aventura continua.

E pensar que a Caixa fica patrocinando time de futebol, enquanto seu sistema de informática não aguenta a demanda.

Tucano também é cara de pau

A bancada de deputados estaduais do PSDB fechou com o PSOL, e vai votar contra a privatização da CEDAE.

O mesmo PSDB do EX-presidente FHC que privatizou várias estatais, e sempre tem como ponto fundamental nos programas de governo a diminuição da máquina pública.

A privatização da companhia de saneamento é um dos pontos para tentar equilibrar as contas públicas do Estado do RJ.

Os funcionários da companhia são contrários, mas o PSDB se colocando dessa forma só evidencia que a companhia de saneamento está servindo para muito político mamar até nas fezes!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Que os governadores acham? Ha! Ha! Ha!

O Supremo Tribunal Federal decidiu que, réu submetido a condições degradantes na prisão, terá direito a indenização.
Apresar da insatisfação da população, a decisão está correta, pois é responsabilidade do Estado a guarda e recuperação do detento.

Mas na prática essa decisão surtirá pouco efeito.
Poderia até ser um impulso para a Reforma do Sistema Carcerário, que se mostrou em colapso com as recentes rebeliões pelo Brasil.
Com os governos estaduais em sua maioria quebrados, e o pagamento dessas indenizações sendo realizadas por Precatório (inclusão no Orçamento), o que veremos será o jogo de empurra para o governador que vier a suceder, ou seja, sem previsão, ou com o pagamento a perder de vista.

O que pensaram os governadores a respeito da decisão do STF?
Com a devida máxima venia excelentíssimos senhores ministros, os atuais governadores devem estar dando gargalhadas nos seus gabinetes com as portas fechadas!

Pichador Pobre coitado?

Rapaz foi preso após pichar vagão do Metrô.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/casal-acusado-de-pichar-trem-do-metro-de-sp-e-preso.ghtml

Estranho que uma informação que surgiu inicialmente desapareceu do noticiário. Que o rapaz é universitário.

Isso faz uma diferença, pois estão tentando gourmetizar, a pichação, como os descolados, os pensadores de esquerda, que é expressão única que dá identidade à cidade de SP feita pelo pobre da periferia que não teve oportunidade, como gosta de dizer a vereadora do PSOL, Sâmia Bonfim.
Também não é o caso de achar que pichador é ladrão de celular, como diz supor o prefeito Doria.

O fato é que Jovem Universitário não é pobre coitado da periferia sem oportunidade.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A Chegada - opinião

Uma forma de me preparar para Blade Runner 2, com a direção de Denis Villeneuve.
É possível suspense e medo com 2 notas musicais?
Esqueça Contatos Imediatos do Terceiro Grau ou ET.
Não tem um jeito místico, nem um jeito infantil.
A comunicação é o problema, e a chave.
Palíndromo é um jeito usado pelo diretor para contar parte da história, criando um emaranhado para prender quem está assistindo.
Funciona bem.
Vale assistir.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Temeridade - "sabatina informal" tem outro nome?



Segundo a Folha de SP, sobre o ministro da Justiça licenciado Alexandre de Moraes, O Gênio, e a “sabatina informal”:
“Na semana passada, ele participou de um animado jantar na chalana Champanhe, ancorada no lago Paranoá. O barco pertence a um suplente goiano e é conhecido como "love boat". Nas noites de Brasília, costuma receber políticos e belas mulheres em festas sem hora para terminar.”

Que O Gênio seja feliz com a toga!
Pelo menos SP não o terá como candidato a governador!
E a Lava-Jato já está sofrendo Abafa do presidente EX-Interino Temer, então...

Aposentadoria por idade igual não é machismo

Houve gritaria das mulheres, que o secretário do ministério da Previdência defendeu a igualdade na idade entre homens e mulheres para receberem o benefício da aposentadoria.

Não é machismo!

Mas e a dupla jornada da mulher não justificaria?
Ou a manutenção da diferenciação é uma forma da preservação da dupla jornada da mulher sem ajuda do marido?
Pode não ser uma justificativa suficiente.

Mas não é machismo!

E se um casal for formas por 2 (duas) mulheres?

Não é machismo!

Temeridade - Decano no cano

O ministro decano do STF Celso de Mello negou Liminar que impediria a nomeação de Moreira Franco como ministro do governo do presidente EX-Interino Temer, e consequentemente obter Foro Privilegiado ante as investigações da Lava-Jato.
Para o ministro decano a nomeação não atrapalha as investigações.

Sem dúvida não atrapalha, mas tira a celeridade. Isso não seria motivo para a concessão da Liminar.
Mas fere o Princípio da Moralidade da Administração Pública.
Infelizmente no Brasil (do PMDB) está se tornando comum a permanência de nomeado em cargo público, enquanto o correto seria o afastamento para elaboração da defesa para NÃO se tornar réu, nem usar a máquina pública para a elaboração dessa defesa.

O ministro decano ignorou os argumentos do ministro Gilmar Mendes em caso similar, que impediu a posse do EX-presidente Lula no governo da EX-presidentA Dilma.

TALVEZ TENHA FALTADO UM #TchauQuerido do Temer para Moreira Franco para caracterizar o ato como ato temerário e tentativa de obstrução à Justiça.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Temeridade - Constituição desprezada

O presidente EX-Interino Temer disse que há no país um certo desprezo à Constituição Federal.
Disse isso em relação à Reforma Trabalhista enviada ao Congresso.

Mas o presidente EX-Interino Temer está coberto de razão!
Principalmente em relação ao julgamento do senador Renan Canalheiros poder permanecer na presidência do Senado, e se manter na Linha Sucessória da Presidência.

Que desprezo à Constituição Federal pelo ministro decano do próprio STF naquele caso!

Temeridade - É Blindagem!

O presidente EX-Interino Temer em pronunciamento disse que só demitirá ministro que se tornar réu.

Esse pronunciamento foi para acalmar o mercado financeiro.
Mas o mercado financeiro é bobinho?
Um ministro citado nas Delações, um ministro suspeito, um ministro investigado não deveria se afastar do seu cargo para se defender para não se tornar réu?
Mantido num cargo público, com foro privilegiado, com apoio da máquina governamental, com possibilidade de acesso a informações privilegiadas não é blindagem?

Isso é blindagem!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A Garota do Trem - opinião

Suspense bem amarrado, mas um tanto longo, pois o diretor usa várias narrativas para os mesmos fatos para contar a história.
Poucos furos aparentes na trama de suspense é raro. Talvez 3, mas com boa vontade dá para atenuar.
Vale arriscar.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Temeridade - O Gênio surpreendido?

Um dia depois de ser indicado para ser ministro do STF, Alexandre de Moraes foi a um jantar no barco do senador Wilder Morais.
http://g1.globo.com/politica/noticia/indicado-para-o-stf-moraes-passa-por-sabatina-informal-em-barco-de-senador.ghtml

Dizem que foi comemoração.
Também dizem que foi sabatina "informal".

E o ministro da Justiça licenciado Alexandre de Moraes, O Gênio, depois da repercussão, se disse surpreendido pelo local da conversa que teve com vários senadores no barco.

Não sabia de nada!
Claro!
Como o atacante William Potker, que disse que não sabia que jogaria, que foi contratado pelo corinthians, e atuou pela Ponte Preta na Copa do Brasil, e o negócio foi desfeito.

Claro!
Ninguém sabe de nada!

Temeridade - nem aí com o Espírito Santo?



Barrar a Lava-Jato é mais importante do que a Crise no Espírito Santo?
Ao menos para o presidente EX-Interino Temer deve ser.
Mais preocupado em aprovar o nome de Alexandre de Moraes, O Gênio, para a vaga no STF, o ministério da Justiça segue com ministro interino.

Só para constar, o ministro da Justiça licenciado Alexandre de Moraes, O Gênio, poderia esperar para ser sabatinado pelo Senado até o fim da Crise da Segurança Pública no Espírito Santo, mas como se mostrou ineficiente na recente Crise dos Presídios, melhor para todos que siga o seu caminho.